sábado, 3 de agosto de 2013

AMPM - Grupo Emite Nota de Repúdio à PEC Estadual da Impunidade



Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral afirma que não há razão de interesse público que justifique a concentração de poder de investigação na PGJ

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) ganhou um importante aliado no combate à PEC 001/203, a chamada PEC Estadual da Impunidade pretende retirar dos promotores de Justiça a competência de investigar prefeitos, deputados e secretários estaduais, entre outros agentes públicos, e concentrar esse poder nas mãos do procurador-geral de Justiça. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou uma nota de repúdio à proposta do deputado estadual Campos Machado (PTB), afirmando que há razão de interesse público que justifique a concentração de poder de investigação na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).



Diz um trecho do documento: “As atribuições ampliadas do Procurador-Geral de Justiça do Estado pretendida pela Assembleia Legislativa já estão (...) previstas na Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo, não vigorando por motivo de decisão liminar da Corte Suprema. Dessa forma, ou o aumento das atribuições se coaduna com a ordem constitucional brasileira e assim o proclamará a decisão final do Pretório Excelso, ou contraria essa mesma ordem e não poderá viger. Por essas razões, vimos repudiar a Proposta de Emenda nº 1, de 2013, à Constituição do Estado de São Paulo”.



PETIÇÕES ONLINE – Assim como a APMP está recolhendo assinaturas em uma petição online contra a PEC 001, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lançou uma iniciativa semelhante: a Campanha Eleições Limpas. O objetivo é colher assinaturas para apresentar à Câmara dos Deputados um projeto de lei de iniciativa popular, nos moldes da Lei da Ficha Limpa, propondo mudança no financiamento das campanhas eleitorais.



ACESSE E ASSINE A PETIÇÃO ONLINE DO MCCE: http://zip.net/bjkySk



ACESSE E ASSINE A PETIÇÃO CONTRA A PEC 001/2013: http://zip.net/bfkxf4




Fonte: http://www.apmp.com.br/

domingo, 28 de julho de 2013

Entre Aspas - Globonews traz debate sobre Reforma Política

O programa Entre Aspas tem como pauta principal a possibilidade de reforma política e para discuti-la entrevista Chico Whitaker, integrante da comissão de Paz e Justiça e participante do MCCE, e o deputado federal Cândido Vaccarezza, presidente da comissão para Reforma Política.

Os temas tratados incluem sistemas eleitorais, financiamento de campanha e o plebiscito, além da atuação da comissão recentemente formada para tratar do assunto. 
O portal online da comissão é: 
http://edemocracia.camara.gov.br/web/reforma-politica/inicio

Chico Whitaker também cita a nova campanha do MCCE, Eleições Limpas, que pode ser acompanhada por aqui: 
https://eleicoeslimpas.org.br/

Assista aqui a materia na íntegra.